Aula e Curso

Rally a Pé de Regularidade | Rally a Pé de Velocidade

 

RALLY A PÉ DE REGULARIDADE 

Rally a Pé de regularidade é praticado em equipes de 2 a 6 pessoas, é possível fazer com mais de 6 pessoas como até individualmente desde que a direção de prova autorize.

As equipes largam de 2 em 2 minutos (essa diferença de tempo na largada pode ser modificada pelo diretor de prova) e seguem um percurso baseado em uma planilha e nas velocidades definidas nesta planilha, atrasar-se ou adiantar-se faz com que a equipe perca pontos.

Ganha quem menos pontos perder passando por obstáculos naturais conforme condições físicas de quem pratica e condições geográficas do local.

SOBRE O CURSO

Não há necessidade de tirarmos a pessoa de seu conforto de sua casa ou trabalho para aprender a fazer Rally a Pé. Através da internet com aulas teóricas, ou nos próprios eventos com uma hora de aula antes de começar ou até mesmo na prática com provas-aula que a pessoa pode tirar da internet e ir a campo é o suficiente para aprender.

Siga os itens abaixo:

1. Clique aqui e  imprima uma planilha de Rally a Pé, depois, após o último ítem, leia atentamente a aula teórica com relação a essa planilha.

2. Também pode obter via e mail planilhas de parques no Estado de SP com respectivas fotos que substituem PC (posto de cronometragem) e uma aula completa da respectiva planilha, como chegar no parque em questão, como definir horário de largada e qual portão pode começar.

OBS: No momento os parques disponíveis para fazerem uma prova aula são: Luz, Parque Trianon, Parque da Juventude, Parque da Mooca e Parque Água Branca.

3. Basta comparecer em uma prova do Rally inscrito ou não inscrito, com equipe ou sem equipe, que no dia da prova, uma hora antes de começar, é ministrado uma aula de como praticar Rally a Pé.

Segue agora a aula teórica da planilha que imprimiu acima:

Planilha | Navegação | Passos | Cálculos | Bússola

PLANILHA

Logo no início da prova cada equipe recebe o "mapa do tesouro": a planilha. Nela encontra-se também a legenda necessária para sua correta interpretação.

A legenda consiste em desenhos e símbolos que irão representar objetos, obstáculos, caminhos e demais pontos de referência encontrados ao longo do Rally, como rios, árvores, bifurcações, etc. Para navegar, primeiramente familiarize-se com esta simbologia.

Se for a primeira vez que está navegando, ou seja, orientando-se por uma planilha para chegar a pontos pré-determindado, preocupe-se mais em acertar o caminho e menos em acertar a velocidade média solicitada.

Para começar, encontre o ponto de partida e procure entender como ele foi descrito na planilha. No exemplo da planilha anexa, você deverá estar parado numa rua ou caminho, tendo atrás, uma casa. Você sempre deve estar olhando na direção apontada pela flecha.

Achou o lugar? Então é hora de descobrir qual a distância a ser percorrida neste sentido. A planilha consiste de quatro colunas:

Coluna 1: contém a distância em metros. Você verá dois números - o de cima é à distância a ser percorrida até o próximo ponto de referência. O de baixo, a distância acumulada desde o início daquele pedaço da planilha.

Coluna 2: contém simbologias e direções.

Coluna 3: contém, em alguns casos, observações (dicas) sobre o local onde irá passar ou a direção a seguir, ou até mesmo sobre como cumprir uma tarefa específica.

Coluna 4: esta está em branco. Serve para que a equipe marque o tempo (em minutos e segundos) que levou para percorrer este trecho e para que possa saber se está ou não percorrendo o mesmo na velocidade média solicitada. Falaremos disso mais tarde.

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NAVEGAÇÃO

No nosso exemplo: note que a primeira linha possui os valores 000 e 000, porque você ainda não começou a caminhar. Já a segunda diz 050 e 050, ou seja, desde o ponto de largada 01 até a bifurcação 02 você irá caminhar 50m, e conseqüentemente, a distância acumulada será de 50m. Lembre-se, siga as setas

Já entre a bifurcação 02 e uma próxima bifurcação 03 à esquerda (pela qual você vai virar também), você irá percorrer 139m, acumulando um total desde a largada de 189m (139m + 50m).

Note que nesta linha há também uma observação: lado direito. Dela podemos concluir duas coisas, que estamos no lado direito de uma via (você está mesmo?) e que devemos seguir reto mantendo-se no lado direito até a bifurcação 4, o que também fica claro se interpretarmos corretamente a simbologia.

Se você acha que errou, volte até uma referência anterior da qual esteja seguro e refaça o caminho prestando atenção em pontos de referência e distâncias. Se está no caminho certo, interprete o próximo ponto de referência para não passar reto por ele.
Continuando: Estamos saindo da referência 03. Logo depois dela, seguindo a seta, você deverá chegar na referência 04 depois de andar 122m, concorda? A distância dede a largada, ou seja o acumulado é de 311m.

Chegamos ao final do primeiro trecho da planilha, tendo percorrido um total de 311m a distância acumulada agora é zerada. Entre referência 4 e 5 percorreremos 185m e o total acumulado também será de 185m. Bom,agora temos uma observação diferente na planilha, ao qual nos dá um tempo para atraverssarmos a rua, esse tempo será somado no final, cálculos que explicaremos mais embaixo. Depois de percorrermos 220m chegaremos na ref 06, entraremos em uma trilha mais fechada e com mais 43m estamos em casa. Fique tranquilo, na hora de andar as simbologias são tão claras, as referências tão fáceis que nem precisaria de explicação.

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PASSOS

Sempre um integrante da equipe será designado a contar os passos para a equipe saber quando chegaram na metragem pedida em planilha.

Mesmo contando passos existe uma possibilidade de erro de até 30%, por isso é importante obedecerem as instruções acima de navegação, visualizando bem as simbologias e referências não ocorre erros.

O contador de passos deverá fazer com apenas uma perna, ou seja, passo completo.

O correto é antes de iniciar a prova, pegar uma distância definida pela organização e calcular quantos passos a pessoa da nesta distância, caso não seja possível fazer isso, existe uma regra geral que homens tamanhos médio dão um metro e quarenta centímetro no passo e mulheres um metro e trinta centímetros.

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CÁLCULOS

Vocês precisam saber a que horas, minuto e segundo terão que estar em cada referência, é lógico que a maioria do Postos de Cronometragem não estarão nas referências e sim no meio de percurso, mas poderão estar bem próximo do tempo ideal se conseguirem bater o horário calculado na referência.

Inicialmente a velocidade média é de 50 metros por minuto (caminhada de passeio).

Deverão pegar a distância acumulada de 50 metros, dividir por 50 = 1

Todo valor antes da vírgula significa minuto, ou seja, neste caso 1 minuto, o que veio depois da vírgula devemos multiplicar por 60, neste caso não há nada após a vírgula. Conclusão, nós levamos 1 minuto para chegar na referência 2 devemos somar ao horário de largada.

Vamos agora para referência 4, a última deste trecho.

O acumulado é 311metros, devemos dividir 311 por 50(velocidade média deste trecho), totalizando 6,22 minutos. - 6 quer dizer minutos e vírgula 22 devemos multiplicar por 60, pois dois dígitos após a vírgula significa centésimo de minuto. Totalizando 6 minutos e 13 segundos para chegarmos a referência 4

Devemos somar esse tempo ao horário de largada.

OBS - Caso opte em fazer os calculos pela distancia entre uma referência e outra, que a a metragem de cima e não o acumulado de baixo, lembre então de somar uma referência com a outra

Agora faremos a referência 05.

185metros dividido pela nova velocidade média, afinal mudamos de trecho.
185 dividido por 60 metros por minuto = 3,08  - 03 quer dizer minutos e .8, ou seja o que ficou depois da vírgula, devemos multiplicar por 60, totalizando 05 segundos.

Conclusão, para chegarmos na referência 05 levamos 3 minutos e 05 segundos mas devemos somar ao horário da referência 04. Para referência 6 os cálculos continuam da mesma forma, mas não podemos esquecer de somar os 4 minutos para travessia na referência 5

E assim caminha a prova, nunca esqueçam de acrescentar os tempos de descanso que muitas vezes são descritos na coluna observação.

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BÚSSOLA

O uso da bússola é a parte mais fácil de um Rally, se a bússola for altomática, basta olhar o grau que nós estamos mandando ir e ir, caso contrário, basta colocar o ponteiro principal no N de Norte e ir para o grau que estamos indicando na planilha.

Se a equipe não tem bússola, emprestamos para equipe, mas caso tenha e não sabe usar, fique tranquilo, na aula ministrada antes de começar a atividade, explicamos como se usa, leva no máximo 10 segundo para aprenderem.

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RALLY A PÉ DE VELOCIDADE

O sistema de navegação é igual ao Rally a Pé de Regularidade, mas não precisa de cálculos, pois a equipe só precisa cumprir todo o percurso, pegar senhas no caminho em formato de placa que confirma que fez todo percurso e terminar no menor tempo possível.

Ganha que fizer em menos tempo.

Cada senha perdida equivale a 20 minutos de penalização.