História do Rally a Pé

Um esporte que até agora só existe no Brasil conforme diversas pesquisas feitas na internet mundial, apesar do Rally a Pé já ter organizado prova no Canadá.

Sua origem tem diversas fontes, mas segue a fonte que mais se aproxima da realidade.

Antes de 1989, data que foi definida como o marco inicial do esporte, algumas pessoas ou empresas relataram eventos de magnitude extremamente semelhantes ao que hoje se pratica com a denominação Rally a Pé.

Diz um militar israelense, que em 1975 organizou para seus soldados um evento deste como um treinamento.

Dizem os mineiros, pessoas que moram em Minas Gerais, terem participado de um evento em 1986, promovido pela Bamba e denominado Rally a Pé Bamba.
 

Diz um escoteiro chileno, ter organizado diversas vezes entre 1987 a 1988, provas de Rally a Pé.

Em 1989, Bêni Becker, jipeiro e praticante de Rally, resolveu em forma de brincadeira, utilizar um percurso de um raid (rally praticado por jipe) e fazê-lo a pé, como um Rally a Pé. A brincadeira foi aperfeiçoada durante o ano de 1989 e 1990.

Bêni Becker, idealizador, aplicou as mesmas atividades em forma de brincadeira com colegas e amigos em São Paulo. A partir daí suas idéias começaram a ser difundidas, correr na boca do povo.

Em 1990, uma empresa do ramo de esportes estabelecida em Mairiporã, no Estado de SP, organizou provas de Rally a Pé na qual Bêni Becker participou, pois já organizava para amigos.

Outra empresa, que já organizava passeios para veículos de tração 4x4 em São Paulo, também organizou um evento, com grande chamada na imprensa, desta vez foi em 1992 na Cantareira.

Em 1993 para 1994, uma ONG de São José dos Campos Estado de SP, ligada ao meio ambiente, organizou diversas provas, como se fosse um torneio.

Em 1997, uma empresa ligado ao turismo em São Paulo, também resolveu organizar eventos deste tipo concorrendo com a ONG e realizando torneios. Bêni Becker revezava neste período entre ajudar nas organizações ou participar, já que fazia isto por hobby.

Em 1998, Bêni Becker Lançou o primeiro campeonato paulista, que inicialmente usava o nome de Taça São Paulo de Enduro a Pé que logo mudou para Campeonato Paulista de Rally a Pé. A primeira prova foi em Salesópolis, nascente do rio Tietê no Estado de SP.

No ano 2000, surge o Campeonato Carioca de Rally a Pé.

Em 2002, Bêni Becker, dono da empresa Bêni Becker ME, detentora da marca Rally a Pé, organizou o primeiro campeonato brasileiro de trekking onde a equipe Família Busca a Pé sagrou-se a primeira equipe campeã do esporte em âmbito nacional.

Em 2004 surge o Campeonato Paulista do Litoral de Rally a Pé e o Campeonato do interior paulista de Rally a Pé.

Em 2005, surge os campeonatos Mineiro e Gaúcho de Rally a Pé.

Em 2006, surge o Campeonato Paranaense de Rally a Pé.

Em 2007 surge o Campeonato Rondoniense de Rally a Pé.

Contando desde 1989, provas de campeonatos, provas para empresas, provas para comunidades carentes e provas em aniversários, Bêni Becker acumula em dezembro de 2011, 1.800 provas preparadas.

Pretende-se com isto levar o Rally a Pé para todos os Estados do Brasil.

Tudo isso nasceu de uma única idéia, de uma única cabeça, Bêni Becker.

Veja aqui alguns récordes no decorrer destes 13 anos