O que é Rally a Pé?

Como participar? | O que levar? | O que vestir? | Quanto custa?

Rally a Pé é um esporte de caminhada ecológica e pedagógica, praticado por equipes de 2 a 6 pessoas, onde os participantes tem como objetivo manterem-se na velocidade média estipulada em planilha, velocidade de caminhada, vencendo obstáculos naturais e técnicos, desde terrenos variados, água, mato até cálculos e bússola, um jogo de estratégia.

É o mais procurado por empresas e grupos, não requer ótimo preparo físico, pois as velocidades são de acordo com o terreno, sempre procurando a caminhada e variações de percurso permitem que pessoas menos preparadas fisicamente optem por elas.

As equipes não largam juntas, largam com diferença de 2 minutos umas das outras. Durante o percurso, passam por postos de cronometragem que não sabem onde estão e para cada segundo atrasado que a equipe passar, ela perde um ponto e cada segundo adiantado perde 2 pontos, tudo isso não podendo correr, lendo as simbologias da planilha, calculando a velocidade que sempre deve ser de caminhada e passando por obstáculos naturais como rios, lama, pedras e etc. Somente as provas denominadas urbanas é que os obstáculos diminuem, mas sempre inventamos algumas coisas, como por exemplo, passar por dentro da casa de alguém, subir escadarias, etc.

As provas no mato costumam ter em média 8 a 10 km, isso para alguns pode parecer muito, mas as pessoas andam muito mais que isso durante o dia e nem percebem. Não percebem porque estão pensando em outra coisa, assim é o Rally a Pé, normalmente as pessoas estão com a atenção para a planilha, o cálculo e a natureza e nem percebem no final o quanto andaram, por isso temos pessoas de 7 a 90 anos que praticam.

Obviamente, o mínimo de condicionamento ajuda muito. Mas não precisa ser atleta e pode participar de provas esporádicas, sem ter que participar de todo campeonato.

Para quem não tem equipe, basta fazer inscrição individual que montamos equipes novas na hora.
Antes de começar a prova, os novatos recebem aula de como praticar.

Voltar

 

Como participar

1. Monte uma equipe (as equipes devem ter de 2 a 6 integrantes) ou participe das equipes formadas pela organização fazendo sua inscrição individual.

2. Conheça as "regras do jogo" no Regulamento.

3. Tem gente que participa só pela diversão e não pela competição. Vá em Campeonatos e clique no Estado, de seu interesse.

4. Inscreva-se por e-mail ou no ítem Inscrição ou pelo telefone no Estado que pretende participar. Em São Paulo, clique aqui ou ligue (11) 9345-3036 ou (13) 3429-2704.

5. Ao fazer sua inscrição, você deve fornecer seus dados pessoais, e-mail, um nome de equipe e a data da etapa que deseja participar.

6. Em seguida, aparecerão os dados para pagamento. O banco para depósito é Itaú, agência 0534, conta corrente 38678-4, em nome de BENI BECKER ME.

7. Por fim, VAMOS ANDAR E CURTIR!

Voltar

 

O que levar?

  • Calculadora - pode ser a mais simples que tiver, uma por equipe;
  • Bússola - uma por equipe;
  • Cantil - você certamente sentirá sede, não é obrigatório;
  • Lanterna - para as provas noturnas;
  • Prancheta - pequena, uma por equipe;
  • Caneta ou lápis;
  • Relógio - digital, com marcação de horas, minutos e segundos, um por equipe;
  • Mochila ou pochete – para carregar o cantil, um agasalho e o que mais julgar necessário (opcional);
  • Pedômetro - não é obrigatório.

       OBS - Os mais necessários estão em negrito, mas emprestamos  os mais   importantes para quem esta começando.

Voltar

 

O que vestir?

  • Roupas - leves e confortáveis que não "travem" os movimentos (calça comprida, abrigo, moletom...)
  • Tênis macio ou bota de caminhada - é importante não deixar para estrear um calçado novo durante uma prova. Por mais confortável que possa ter parecido na loja, quando foi provado, ele pode apertar e causar bolhas, o que deixa qualquer um de mau humor. Preste atenção também se ele não escorrega em terrenos molhados e lisos. Muitas provas possuem travessia na lama, rios, e seus pés e roupas serão submersos. Mais um motivo para não virem de roupas e calçados novos.
  • Boné
  • Meião

Voltar

 

Quanto custa?

Os valores de inscrição do Rally a Pé de Regularidade podem variar de GRÁTIS à R$ 45,00. Normalmente, este valor inclui café da manhã e almoço com bebida, exceto provas gratuitas e em locais que não é possível servir refeição.

Tem provas que oferecemos almoço com bebida e sobremesa, exceto provas festivas, gratuitas e provas em que o local não oferece estrutura para isto, mas café de manhã, frutas e água é primordial.

Voltar